Voce mede? Como está sua empresa em relação à competição?


Os investidores (você é investidor de sua empresa) comparam a margem de lucro operacional de uma empresa com a margem de lucro operacional de concorrentes do setor ou com um índice de referência, como o índice Standard & Poor´s ou S&P500 (reflete o desempenho das 500 maiores empresas de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York).

Por exemplo, a margem média de lucro operacional do S&P500 foi de 10,7% para o quarto trimestre de 2018. Uma empresa que tenha tido uma margem de lucro operacional maior que 10,7% teria superado o mercado geral.

Abaixo temos alguns exemplos de lucratividade média por ramo de negócios:

A margem operacional é considerada um bom indicador para mostrar o quão eficientemente uma empresa gerencia as despesas, porque revela a parte da receita líquida de vendas que fica com a empresa, tendo pago todos os seus custos fixos e variáveis, exceto impostos e juros.

O lucro operacional é igual à receita líquida de vendas deduzida de todos os gastos, exceto financeiros. Exemplo de deduções: custo dos serviços vendidos ou serviços prestados, despesas com vendas e distribuição, despesas gerais e administrativas e despesas com pesquisa e desenvolvimento.

Uma das melhores maneiras de avaliar a eficiência operacional de uma empresa é determinar a margem operacional da empresa ao longo do tempo. O aumento das margens operacionais mostra uma empresa que está gerenciando seus custos e aumentando seus lucros. Margens acima da média do ramo de negócios ou do mercado global indicam eficiência e estabilidade financeira. No entanto, as margens abaixo da média da indústria podem indicar vulnerabilidade financeira potencial no caso de uma desaceleração econômica ou dificuldades financeiras se uma tendência se desenvolver.

Um resultado consistente e saudável depende do aumento dos lucros operacionais ao longo do tempo. As empresas usam a margem de lucro operacional para revelar tendências de crescimento e identificar gastos desnecessários, que serão eliminados por ações de redução de custos.

E, qual é a margem de lucro da sua empresa?

Espero que este post gere alguns questionamentos para você.

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SOBRE O AUTOR:

Vladimir de Lima

Vladimir , cofundador da MUPE, tem grande experiência nas áreas operacionais e de gestão em empresas de nacionais e multinacionais, conseguindo impactantes reduções de custos de aquisição e de custos com pessoal através da implantação de processos mais racionais. Também é um entusiasta do treinamento através de abordagens práticas de problemas vividos pelas empresas, o que o levou a escrever o livro “Previsão de demanda – o básico que você precisa saber”.


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