Descubra e faça o teste!

Já houve alguma vez que você se sentiu usado por outros no trabalho? Ou por alguém da sua família? Você mantém suas opiniões somente para você, por receio de desagradar alguém ou iniciar uma discussão? Todos nós já passamos por isto. E é terrível. É por isso que a assertividade é tão importante.

Você está sendo assertivo quando expressa suas próprias necessidades com calma e confiança, sem forçá-las aos outros. A assertividade é por vezes confundida com agressão, mas os dois são muito diferentes.

Assertividade é baseada no equilíbrio. Significa considerar seus direitos e necessidades, assim como os das outras pessoas. Quando você age de forma assertiva, demonstra confiança, empatia e compaixão.

Agressão, por outro lado, baseia-se em vencer. Muitas vezes envolve o uso de intimidação ou táticas de intimidação. Você está sendo agressivo se exigir o que quer sem considerar as necessidades de outra pessoa.

boa notícia é que você pode aprender sobre assertividade, como qualquer outra habilidade. Comece percebendo que seus direitos, pensamentos, sentimentos e necessidades são válidos e importantes. Então pratique como você se expressa. Use as palavras “eu”, como “eu quero”“eu preciso” ou “eu sinto”. Ao mesmo tempo, deixe a outra pessoa saber que você entende como ela pode se sentir sobre a situação também.

Aqui temos um exemplo. Imagine que seu colega de trabalho lhe tenha pedido para ficar até mais tarde para ajudá-lo em um projeto que ele não conseguiu entregar conforme havia concordado. Por outro lado, você concordou e quer levar o seu filho para o jogo de futebol da escolinha dele. Uma maneira agressiva de lidar com isso seria dizer: “Você está sempre atrasado no seu trabalho! Por que eu deveria ficar e ajudar se você não consegue se organizar?” Mesmo que isso seja verdade, você provavelmente arruinará sua relação de trabalho se agir assim.

Uma resposta melhor seria: “Eu entendo que foi uma semana agitada, e eu sinto muito que você esteja com seu trabalho atrasado, mas eu prometi ao meu filho que eu iria assistir ao jogo de futebol dele. Eu poderia chegar mais cedo na segunda-feira para ajudar você. O que você acha? ” Esta abordagem é assertiva! Você estará atendendo às suas próprias necessidades e, simultaneamente, ajudando o seu colega, mas nos seus termos. E sem ser agressivo.

Agora que você sabe o que é ser assertivo, faça o teste e verifique o seu grau de passividade, assertividade e agressividade.

Não há respostas certas; o teste é feito para você se avaliar e se posicionar no espectro que vai da passividade total, passando pela assertividade e terminando com a agressividade total.

Questões

1. 
Você está no numa lanchonete e pede um hambúrguer com maionese, mas lhe dão um com ketchup. Você:
a) Aceita porque você também gosta de ketchup.
b) Irritadamente recusa o hambúrguer e insiste em ver o gerente para reclamar sobre o mau serviço.
c) Chama o garçom e indica que você pediu seu hambúrguer com maionese.

2. Você é um cliente esperando na fila para ser atendido. De repente, alguém entra na fila à sua frente. Você:
a) Deixa a pessoa ficar na sua frente, já que ela já está na fila.
b) Puxe a pessoa para fora da linha e faz ir para trás.
c) Indica para a pessoa que você está na fila e mostra onde a fila começa.

3. Depois de sair de uma loja onde você comprou alguns itens, você descobre que houve uma pequena troca. Você:
a) Deixa como está porque você já está fora da loja e o vendedor da loja parecia muito ocupado
b) Vai até o gerente e mostra como você foi enganado pelo funcionário, em seguida, exigir a devida troca.
c) Conversa com o funcionário e pede para repor o item correto.

4. Você está no meio de assistir a um programa de televisão muito interessante quando seu pai, ou outra pessoa importante para você, entra e pede um favor. Você:
a) Faz o favor o mais rápido possível e depois retorna para assistir o resto do programa.
b) Diz “não” e termina de assistir ao seu programa.
c) Pergunta se pode esperar até que o programa termine e, em caso afirmativo, faz o favor.

5. Um amigo aparece para dizer olá, mas fica muito tempo, impedindo que você termine uma tarefa importante. Você:
a) Deixa a pessoa ficar e depois faz o trabalho correndo, correndo o risco de se prejudicar.
b) Diz à pessoa para parar de incomodá-lo e vai embora.
c) Explica sua necessidade de terminar seu trabalho e pede que a pessoa volte  outra hora.

6. Na entrada para uma seção de cinema você pede uma pipoca salgada de R$ 13,00, no entanto eles lhe dão uma mega de chocolate e cobram R$ 25,00. Você:
a) Paga os R$ 25,00 uma vez que o produto está na sua frente e você também come com chocolate.
b) Exija ver o gerente e protesta que está sendo roubado.
c) Diz ao atendente que você pediu a salgada de R$ 13,00 e é o máximo que você vai pagar.

7. Você suspeita de alguém que guarda rancor contra você, mas não sabe a razão. Você:
a) Finge  que não sabe nada e a ignora, esperando que ela se corrija.
b) Confronta a pessoa de alguma forma para que ela aprenda a não guardar rancor contra você.
c) Pergunte à pessoa o que está acontecendo e tenta ser compreensivo.

8. Você leva seu console de jogos a uma oficina para reparos e recebe um orçamento por escrito. Mais tarde, quando você o recebe, é cobrado pelo trabalho adicional e por um valor maior do que o orçado. Você:
a) Pagar a conta, pois deve ter sido necessário fazer os reparos extras.
b) Recusar-se a pagar e reclama com o dono da loja.
c) Diz ao gerente que você concordou apenas com o valor estimado e paga apenas aquele valor.

9. Você convida um bom amigo jantar na sua casa, mas seu amigo nunca chega e nem liga para cancelar nem pedir desculpas. Você:
a) Ignora o que aconteceu e não aparece na próxima vez que seu amigo convidar você para algo.
b) Reúne seus amigos comuns e conta para eles o que aconteceu.
c) Liga para o seu amigo para descobrir o que aconteceu.

10. Você está em uma discussão em grupo, que inclui seu professor,  sobre um projeto na faculdade. Um colega de trabalho faz uma pergunta sobre seu trabalho, mas você não sabe a resposta. Você:
a) Dá ao seu colega de trabalho uma resposta falsa, mas plausível, para que seu professor pense que você é o cara.
b) Não responde, mas ataca seu colega de trabalho fazendo uma pergunta que você sabe que ele não pode responder.
c) Mostra ao seu colega de trabalho que você está inseguro agora, mas que você vai lhe dar a informação depois.

As respostas tipo “a” a indicam passividade; 6 ou mais delas indicam que você, provavelmente, é uma pessoa passiva.

As respostas tipo “b” indicam agressividade; 6 ou mais respostas deste tipo indicam que você, provavelmente, tem um estilo agressivo.

As respostas tipo “c” indicam assertividade; 6 ou mais destas respostas indicam que você, provavelmente, é uma pessoa assertiva.

Você só faz a diferença quando faz melhor do que os outros!

Preocupado em promover a excelência, a Mupe Consultoria tem publicado assuntos ligados à formação profissional e gestão em nosso Blog.


QUER SER AVISADO DE OUTROS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL? POR FAVOR, INSCREVA-SE ABAIXO.

SOBRE O AUTOR:

Vladimir de Lima

Vladimir , cofundador da MUPE, tem grande experiência nas áreas operacionais e de gestão em empresas de nacionais e multinacionais, conseguindo impactantes reduções de custos de aquisição e de custos com pessoal através da implantação de processos mais racionais. Também é um entusiasta do treinamento através de abordagens práticas de problemas vividos pelas empresas, o que o levou a escrever o livro “Previsão de demanda – o básico que você precisa saber”.


GOSTOU, COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário