A opção é sua!


ganância torna você egocêntrico. Ela  faz com que você queira subir na hierarquia às custas dos outros. Ganância é acreditar que você deve possuir tudo porque só você merece. A ganância pode fazer com que você seja odiado.

ambição é ter o desejo de criar algo positivo para você. É sobre subir na hierarquia porque você trabalhou duramente nos finais de semana ou fez mais viagens e contatou mais clientes que seus colegas de trabalho. A ambição pode fazer com que você seja imitado, ou na pior das hipóteses invejado.
As pessoas que são ambiciosas se esforçam para atingir metas e elas desejam o sucesso; no entanto, eles são ambiciosas, não gananciosas. Se suas conquistas e objetivos são alcançados para o bem maior e sem prejudicar os outros significa que você tem ambição, e não ganância. Por exemplo, se você busca um grau mais alto em seu campo porque sempre sonhou em aprimorar sua educação, quer alcançar uma melhor qualidade de vida para sua família e gostaria de ser um líder em seu setor, isto significa ambição. Você está trabalhando em direção a metas que não apenas melhoram sua vida, mas também a vida de outras pessoas, e você não está prejudicando ninguém no caminho.

Devemos ser ambiciosos?

Às vezes as pessoas  se sentem confusas ou culpadas por serem ambiciosas. Afinal, Jesus disse que os mansos e humildes herdariam a terra. Se esse é o caso, por que nós ainda queremos ser ambiciosos? Mas, se olharmos para a vida de Jesus em busca de orientação, também poderemos encontrar ambição. Ele disse: “Vá e faça discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensine esses novos discípulos a obedecer a todos os mandamentos que lhes dei ”.
Em resumo, ele disse a algumas pessoas que mudassem o mundo – claramente um ato ambicioso e orientado por objetivos que beneficiara a humanidade. Assim, lutando por metas e nos importando com os outros simultaneamente, estamos permanecendo mansos e humildes, sendo ambiciosos, muito parecidos com o próprio Jesus.

Se você se sentir inseguro quanto às suas intenções e quiser confirmar que está sendo ambicioso e não ganancioso, faça a si mesmo perguntas como estas:

Quais são meus objetivos?

Ao atingir essas metas, quem eu ajudo?

Ao atingir esses objetivos, quem eu prejudico?

Que grandes coisas eu quero realizar na vida?

As respostas a essas perguntas e o processo de pensamento que você percorre para encontrar uma solução vão lhe trazer clareza quanto à pergunta feita.

Conclusão

Não espere, de modo automático, qualquer reconhecimento ou promoção por parte da empresa. Isto pode nunca acontecer. Você precisa se preparar para dar saltos maiores. Você precisa agregar valor para a empresa. Você precisa ser o condutor da sua carreira.

Como alguém já disse: Sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. E ambos dependem de você. Principalmente o preparo.

Você ambiciona ser um comprador sênior? A Mupe desenvolveu o curso o Comprador de Sucesso, no qual detalha 33 tópicos essenciais e muitos estudos de caso para capacitar quem pretende se iniciar ou dar continuidade à carreira na área de Compras.
Seus comentários são bem vindos

Você só faz a diferença quando faz melhor do que os outros!

Preocupado em promover a excelência a Mupe Consultoria tem publicado assuntos ligados à formação profissional e gestão em nosso Blog.


QUER SER AVISADO DE OUTROS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL? POR FAVOR, INSCREVA-SE ABAIXO.

SOBRE O AUTOR:

Vladimir de Lima

Vladimir , cofundador da MUPE, tem grande experiência nas áreas operacionais e de gestão em empresas de nacionais e multinacionais, conseguindo impactantes reduções de custos de aquisição e de custos com pessoal através da implantação de processos mais racionais. Também é um entusiasta do treinamento através de abordagens práticas de problemas vividos pelas empresas, o que o levou a escrever o livro “Previsão de demanda – o básico que você precisa saber”.


GOSTOU, COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário