Você precisa saber onde você se encontra em relação à concorrência.

De acordo com o ministro Paulo Guedes, o preço no Brasil do chamado BTU (unidade de medida do gás), custa US$ 12 no Brasil. Segundo ele, no Japão e na Europa esse preço é de US$ 7. Esses países, de acordo com Guedes, não têm produção de gás e importam o produto da Rússia. Nos Estados Unidos, que têm produção de gás, afirmou, o preço é de US$ 3 por BTU.
E, no Brasil, o gás é caro porque existe somente um fornecedor: a Petrobras

Mas, o assunto é benchmarking. O exemplo dado pelo ministro é um bechmarking. Quando comparamos nossos números com os dos outros, acabamos descobrindo coisas interessantes. Podemos descobrir ou confirmar que somos melhores, ou iguais ou piores. Isto é um ponto de partida para ações no sentido de melhorar nossas posições.

As empresas bem administradas, seja qual for o tamanho delas, estão sempre fazendo benchmarking. Quando a comparação é feita com empresas de capital aberto é fácil obter os números, o que não acontece com empresas de capital fechado.

Mas, vamos começar fazendo benchmarking com as empresas de capital aberto. Alguns dos principais indicadores estão disponíveis nos sites das principais bolsas de valores do mundo.

Como exemplo, tomamos um fabricante e distribuidor de móveis e decorações de primeira linha, a empresa Ethan Allen Interiors Inc., de cujos relatórios financeiros pudemos obter os seguintes índices:
Custo das vendas (%)  = 45,8
Despesas de vendas gerais e administrativas (%) = 47,9%
EBIT ou LAJIR (%) = 6,3%
Receita de vendas / empregado = 147.458 (vamos entender este número como unidades monetárias de vendas por empregado).

Poderíamos ter obtido outros índices, mas para o propósito deste post estes são suficientes.

E os seus índices, caso sua empresa seja do mesmo ramo descrito, são melhores do que os mostrados? Ou há espaço para melhorias?

Este é o propósito do benchmarking.

Espero que este post gere alguns questionamentos para você. Deixe seus comentários em nossa página. Baixe nossos e-books. Grato pela atenção.

Você só faz a diferença quando você faz melhor do que os outros.

A Mupe Consultoria pode ajudá-lo a reduzir seus custos e conquistar novos clientes.


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SOBRE O AUTOR:

Vladimir de Lima

Vladimir , cofundador da MUPE, tem grande experiência nas áreas operacionais e de gestão em empresas de nacionais e multinacionais, conseguindo impactantes reduções de custos de aquisição e de custos com pessoal através da implantação de processos mais racionais. Também é um entusiasta do treinamento através de abordagens práticas de problemas vividos pelas empresas, o que o levou a escrever o livro “Previsão de demanda – o básico que você precisa saber”.


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