Quando você não negocia, alguém negocia por você. É como se você estivesse votando em branco.


Goste ou não, você é um negociador. Negociação é um fato da vida!


Se você não negocia, se você prefere fugir do conflito, alguém vai resolver o conflito e decidir por você. É como na política, é como se você estivesse votando em branco.

Você discute com o síndico o aumento do condomínio. Você tenta chegar a um acordo com uma pessoa estranha sobre o preço do seu carro. Dois advogados tentam resolver um processo decorrente de um acidente de carro. Um grupo de empresas petrolíferas planeja uma joint venture explorando petróleo offshore.

Um funcionário municipal se reúne com líderes sindicais para evitar uma greve de ônibus. O Ministro do Comércio de um país se reúne com seu equivalente de outro país para discutir acordos de redução de tarifas.

Todos estes são exemplos de negociação. As pessoas negociam mesmo quando não se consideram fazendo isso. Você negocia com seu cônjuge sobre passar ou não o final de semana prolongado na casa da mãe dele. Você negocia com sua filha adolescente sobre a que horas ela deve estar de volta no sábado à noite.

Negociação é algo básico para que você consiga o que você quer dos outros. É comunicação de duas vias.

Estamos falando do assunto negociação porque em nosso post denominado “você já avaliou o seu BATNA?”, a chamada para o post começava com “Olá negociador..” e tivemos cerca da metade das visualizações comparando quando as chamadas começam com “Olá Comprador…”, como no post “Você conhece o negocio da outra parte?“. A conclusão que chegamos quanto ao baixo número de visualizações é que o comprador não se vê como um negociador. Talvez a conclusão esteja errada, mas até gostaríamos de ter um feedback de você. 

Independentemente de nível de instrução, qualquer pessoa que quer ter as rédeas de sua vida em suas próprias mãos precisa negociar. Claro que estamos nos referindo a quem vive no mundo civilizado e aberto. Em países totalitários as pessoas não precisam se preocupar com negociar porque alguns “escolhidos” vão negociar por elas e decidir a vida delas.

Tenha em mente sempre: quem negocia mais, progride mais. Isto se aplica à vida pessoal, à vida no trabalho, à vida acadêmica, etc. Também, considere sempre que ninguém nasce negociador; isto é algo que se aprende na teoria e na prática, ou seja desenvolvendo suas habilidades. Mas, é preciso estar sempre negociando e não, simplesmente, fugindo conflito. A negociação é o meio de resolver o conflito.

Continue aprendendo! Continue negociando! E veja nossos posts acima!

Preocupado em promover a excelência, a Mupe Consultoria tem publicado assuntos ligados à formação profissional e gestão em nosso Blog.


QUER SER AVISADO DE OUTROS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL? POR FAVOR, INSCREVA-SE ABAIXO.

SOBRE O AUTOR:

Vladimir de Lima

Vladimir , cofundador da MUPE, tem grande experiência nas áreas operacionais e de gestão em empresas de nacionais e multinacionais, conseguindo impactantes reduções de custos de aquisição e de custos com pessoal através da implantação de processos mais racionais. Também é um entusiasta do treinamento através de abordagens práticas de problemas vividos pelas empresas, o que o levou a escrever o livro “Previsão de demanda – o básico que você precisa saber”.


GOSTOU, COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Deixe um comentário